sábado, 27 de agosto de 2011

Os sorteios

Antes de mais, uma constatação: as hipóteses reais de o Benfica ser campeão nacional este ano desceram dramaticamente após o sorteio da Champions League. Com um grupo tão favorável, o Benfica só não se concentrará na Europa se não perder nas Antas a 25 de Setembro e, dessa forma, mantiver esperanças legítimas em ser campeão. Caso perca e se afaste cinco ou seis pontos em relação ao Porto a escolha sobre a prioridade de recursos fica feita de imediato.

Explicando melhor. Depois dos jogos deste fim-de-semana (em que o Benfica vai à Mdeira jogar com o Nacional e o Porto descansa), há mais dois ciclos de competição intensa até ao Natal, seguidos de dois microciclos:

- 1.º ciclo – 11 de Setembro a 2 de Outubro (seis jogos em vinte e um dias)

Interrupção para as selecções

- 2.º ciclo – 18 de Outubro a 6 de Novembro (cinco jogos em dezanove dias)

Interrupção (para a Taça ou para as selecções, não sei bem)

- 1.º micro-ciclo – 22 e 27 de Novembro (dois jogos)

Interrupção

- 2.º micro-ciclo – 7 a 18 de Dezembro (três jogos em onze dias)

Eis a relação de jogos de Benfica e Porto nestes ciclos:

Benfica, 1.º ciclo: Guimarães (casa), M Utd (casa), Académica (casa), Porto (fora), Otelul (fora), Paços de Ferreira (casa).

Porto, 1.º ciclo: Setúbal (casa), Shaktar (casa), Feirense (fora), Benfica (casa), Zenit (fora), Académica (fora).

Quer isto dizer o seguinte:

O facto de o Benfica ter dois jogos do campeonato em casa, potencialmente para amealhar pontos (ainda que os adversários sejam tradicionalmente difíceis) fica virtualmente anulado pelo de, a meio da semana, disputar, na estreia na Liga dos Campeões, um jogo física e emocionalmente esgotante, recebendo o Manchester United.  Este jogo vai eclipsar os outros dois, e é duvidoso que o Benfica ganhe a Guimarães e Académica jogando, pelo meio, um super-jogo com o United. O Benfica não tem experiência suficiente para mudar o chip com essa facilidade.

Na semana seguinte, o Benfica tem dois jogos fundamentais para a sua época: Porto e Otelul, no espaço de quatro dias, e ambos fora de casa. Com o Porto, perder significa perder o campeonato. Com o Otelul é o primeiro jogo com um adversário directo para o apuramento, fora de casa e num ambiente desconhecido. O mais provável é o Benfica conseguir um bom resultado, mas não dois. Se não perder nas Antas, isso acontecerá, certamente, devido a um esforço esgotante, o que impedirá um bom resultado na Roménia. Se perder nas Antas, a equipa chegará à Roménia ciente de que a Liga dos Campeões passa a ser a aposta incontornável.

No primeiro ciclo, o Porto tem dois dos seus dois jogos mais importantes na Liga dos Campeões, com a vantagem do primeiro ser em casa, com o Shaktar, e de estar entre dois jogos fáceis. O segundo jogo europeu, com o Zenit, é o encontro-chave para o Porto, e é dificuldade acrescida ser disputado depois do jogo com o Benfica, mas neste caso a vantagem do Porto é jogar em casa. O jogo com o Benfica, em casa, é um dos mais fáceis da época para o Porto. Só dá empate quase por acaso.

A nível de campeonato nacional, a Europa provavelmente terá menos impacto no Porto que no Benfica. Os dias 24 a 28 de Setembro serão os mais importantes para as duas equipas até ao final do ano de 2011, e determinarão muito do que será a época, quer interna quer externamente.

No segundo ciclo, o Benfica joga com o seu outro adversário directo para o apuramento, o Basileia, primeiro fora e quatro dias antes de jogar, também fora, com o Beira-Mar, e depois em casa antes de ir a Braga para o campeonato. Quatro jogos de alta pressão, com o apuramento na Liga dos Campeões a discutir-se aqui. Único ponto a favor: o jogo com o Basileia antes do Braga é em casa, e é antecedido pelo Olhanense, também em casa, o que poderá proporcionar algum descanso emocional.

No segundo ciclo o Porto terá, provavelmente, o seu balão de oxigénio anímico, em que deverá fazer cinco vitórias em cinco jogos, jogando com o APOEL e tendo dois jogos em casa para o campeonato e mais um em Olhão, contra uma equipa muito acessível.

Neste segundo ciclo o Porto provavelmente terá ganho dois a cinco pontos ao Benfica e encerrado a questão do campeonato, remetendo-se o Benfica, a partir daí, para a também importante questão do segundo lugar.

No primeiro micro-ciclo o Benfica joga em Manchester antes de receber o Sporting. O Porto vai a Donetsk antes de receber o Braga. O jogo de Donetsk é mais importante para o Porto que o de Inglaterra para o Benfica. Resta saber se, para Jesus, isso também é lógico. No entanto, o Sporting será um desafio muito maior para o Benfica que o Braga para o Porto.

No segundo micro-ciclo, o Benfica tem o jogo do apuramento em casa antes de visitar o Marítimo. O Porto tem o jogo do apuramento em casa antes de visitar o Beira-Mar.

Parece-me que o calendário, sobretudo pelo cruzamento de jogos, tirará ao Benfica qualquer hipótese de lutar, de facto, pelo título, e que na passagem do ano já estará convencido de que o seu futuro  este ano é lutar pelo segundo lugar, pelos quartos-de-final da Champions e pela Taça de Portugal. No entanto, uma má campanha inicial na Champions poderia ter o efeito inverso: o Benfica poderia vir a aproveitar o desgaste da Champions no Porto e colocar-se em posição de passar o ano com o Porto ao seu alcance e com atenções divididas. Mas isso não vai acontecer, porque o Benfica, este ano, é de Champions.

Eis o que prevejo para o Benfica na Champions.

Jornada 1 – o Benfica recebe o Manchester no melhor momento: com vários jogadores importantes lesionados, mais concentrado em não perder o primeiro jogo do que em arriscar, e estreando-se na Champions desta época. O Benfica, por seu lado, jogará em casa, ante um público entusiasmado, em pleno andamento após quatro jogos para Champions, já totalmente metido na competição, e tentando ganhar. Vai dar empate, com oitenta por cento de certeza, e será provavelmente a única não-vitória do United na fase de grupos. O outro jogo será muito importante na definição do seguimento do grupo. Cheira-me que os romenos vão lançar a sua candidatura ao apuramento, pelo menos não perdendo Suiça. Se ganharem, metem pressão imediata sobre o Benfica.

Jornada 2 – O jogo mais difícil desta fase para o Benfica. O Otelul tem o factor surpresa, o factor casa e encarará este jogo como o decisivo no seu apuramento, pois o Benfica é o seu alvo, dado o United ser intocável. Enquanto isso, o Benfica vem de um jogo nas Antas e de uma viagem até ao cú do mundo. Além disso, não tem classe para ganhar fora num jogo europeu. Adivinho um empate, mas à justa. Aliás, adivinho dois empates para o Benfica nestes dos jogos, Antas e Roménia.

Jornada 3 – Provavelmente a primeira vitória fora do Benfica esta época, na Europa, ante uma equipa muito fraca e com o apoio dos emigrantes, num ambiente confortável e tendo tempo para preparar o jogo. Penso que o Benfica vai começar neste jogo a conquistar o apuramento...

Jornada 4 - … que ficará quase decidido neste.O preço a pagar, provavelmente, será uma derrota em Braga, mas Jesus vai meter as fichas todas nesta partida. As equipas que fizerem seis pontos nos dois jogos com o Basileia serão as apuradas. Um empate do Benfica com o United, em casa, deverá ser o factor de desempate.

Jornada 5 – Esta é para cumprir calendário. Jesus vai jogar com os suplentes porque não tem nada a ganhar e tem o jogo em casa com o Sporting quatro dias depois.

Jornada 6 – Óptimo, para o Benfica, terminar em casa com o seu adversário directo. O mais certo é chegar a este jogo a precisar de empatar para passar. Os romenos vêm jogar para ganhar mas perdem, por inexperiência.

Previsão – Manchester, 14 pontos (4V, 2E); Benfica, 11 pontos (3V, 2E, 1D); Otelul, 6 pontos (1V, 3E, 2D); Basileia, 1 ponto (1E, 5D).



Para o Porto:

Jornada 1 – Vitória sobre o Shaktar, que tem dinheiro mas não tem o que o dinheiro não consegue comprar e que fará do Zenit o seu adversário para o apuramento.

Jornada 2 – Empate na Rússia, decidindo o apuramento e deixando Zenir e Shaktar a jogar para o outro lugar.

Jornadas 3 e 4 – Dois jogos para fazer seis pontos, com facilidade

Jornada 5 – O Porto vai à Ucrânia em Novembro, quase tranquilo e com tempo para preparar o jogo, com o empate a chegar, condições perfeitas. Apenas a necessidade imperiosa do Shaktar ganhar poderá complicar o jogo, mas o Shaktar joga melhor em contra-ataque. Prevê-se empate.

Jornada 6 – É provável que Porto e Zenit cheguem a este jogo já apurados.

O Porto tem um grupo mais complicado que o do Benfica, pois há três candidatos fortes a dois lugares, enquanto que no grupo do Benfica há apenas dois, mas isso fica mitigado pelo facto de o Porto tem melhor equipa que o Benfica. Neste grupo, o Benfica provavelmente seria eliminado, como foi o ano passado. O Porto será, certamente, apurado.

Previsão: Porto, 14 pontos (4V, 2E), Zenit 11 pontos (3V, 2E, 1D), Shaktar 7 pontos (2V, 1E, 3D), APOEL 0 pontos (6D)



Quanto a Sporting e Braga, apuramento fácil em perspectiva. Portugal vai ter quatro equipas a jogar na Europa em Janeiro. Para o Sporting isso será complicado em termos de chegar ao segundo lugar, mas ainda assim, o facto de o Benfica disputar a Champions até perto da vigésima jornada do campeonato é uma vantagem.

Para o Sporting, uma vantagem extra: a parte mais acessível da Liga Europa coincide com a parte mais acessível do campeonato, ou seja, não só não há conflitos importantes de jogos a nível interno e externo como o primeiro jogo realmente problemático do Sporting para o campeonato chega apenas a 27 de Novembro, três dias antes de receber o Zurique para fechar o apuramento. O jogo de perder, com a Lazio, será o último, com o Sporting já apurado.

Tal como a nível interno, na Liga Europa o calendário é o principal aliado do Sporting, dando-lhe tempo para solidificar a equipa e atacar a segunda parte da época com mais força.

O Braga vai passar sem derrotas. Mas também vai lixar o campeonato.

Sem comentários:

Enviar um comentário