quinta-feira, 29 de setembro de 2011

«Ó homem, você é mesmo um génio!»

Só alguns bitaites, porque tenho de ir estudar.
A Lazio acabou de acertar na barra, no Patrício e de falhar um remate a dois metros da baliza. Quando um homem anda em sorte até o cocó vem mais macio… Hoje acaba 2-1 nem que o Sporting acabe com sete.
O treinador da Lazio está na bancada e começou a brincar com os sócios do Sporting que estão à volta dele. Gosto disto e gosto dele. Está na boa. Gostava, um dia, de voltar a ter um treinador com este carisma no Benfica. Mas que seja, ao mesmo tempo, um mestre da táctica…

Li no Record que o «condutor de homens», o Antero Henrique e um Casimiro qualquer coisa (que deve pertencer à Estrutura) estiveram 15 minutos à conversa com os quatro capitães do Porto no aeroporto. Grande sinal – mas não para os portistas, certamente. Não revela ansiedade nenhuma, não senhor. É o sítio certo para resolver os problemas.
Aqui há uns dias, no Record, na palhaçada, falei no Tripanic que estava a ir ao fundo. Tu queres ver que é mesmo? Meio à deriva já parece andar. Proponho que comecemos a tratar o Vítor Pereira por Grande Timoneiro.

O Grande Timoneiro gosta mais de inventar que o Mestre da Táctica. A minha leitura psicológica é a de que quer um quer o outro necessitam, desesperadamente, de afirmação pessoal. Que lhes digam: «Ó homem, você é mesmo um génio!». Novamente, bom sinal.

Espero que o Kléber esteja pelo menos dois meses agarrado ao ombro. Com o Walter no desmame é a maneira de o Hulk não parar nem para tomar banho. Excelente, a longo prazo. Que gastem já os cartuchos. Em Janeiro o Porto vai buscar dois ou três jogadores, mas pode ser tarde. Reforços de Inverno raramente resultam em alguma coisa de útil.
O grande planeamento do Porto, o «domínio do mercado» de Pinto da Costa, está aí para quem queira ver.

O desempenho físico e anímico dos jogadores do Porto, com Moutinho, Varela, Hulk e Varela à cabeça, faz-me lembrar aqueles atletas que depois de serem campeões olímpicos passam uma ou duas épocas a tratar lesões que nunca tiveram para limparem o organismo da merda que andaram a tomar durante os anos anteriores.
Ah, vocês nunca tinham reparado nisso…
Pois é. Só que numa equipa de futebol é diferente. Não podem todos meter baixa ao mesmo tempo.
Senão acontece o que aconteceu ao Benfica no ano passado…
(Disse Varela duas vezes, não disse? OK, confere.)

Por falar em Benfica, o Emerson é mesmo fraquinho, pá…
Aquilo a bola faz cá uma confusão…

Os Galáticos da Roménia bem me enganaram. Ou eu vi as partes erradas do jogo na Suiça ou são uma equipa que muda do dia para a noite. Tipo Drácula.

«Javi Garcia é o jogador mas sujo do campeonato», disse o Miguel Sousa Tavares na Bola, de acordo com o que vinha na primeira página.
Finalmente. Já era tempo de ser um dos nossos. Mesmo assim joga um bocadinho mais que o Paulinho Santos.
Agora é continuar, se faz favor.

Por falar em sujo, aquilo não podia ter acontecido a uma pessoa mais simpática do que o Fucile.
Que espectacular lição de justiça. Isto sim, é «requintada ironia» - um jogador que passa um jogo a tentar expulsar os outros e que acaba expulso no jogo a seguir por uma perfeita estupidez própria. Como diria Gabriel Alves, «o futebol é isto».

1 comentário:

  1. Muitos pontos de interesse nesta crónica, Hugo.

    Isto acontece periodicamente, no grande clube da cor azul. Aquilo que me chateia verdadeiramente em relação a Mourinho foi ter estendido uma bóia de salvação a PdC, quando os foi treinar, porque a coisa até aí estava bem negra. Pode ser que agora aconteça o mesmo.
    Parece que também têm problemas de financiamento. O Público noticia que o Standard se queixa de pagamentos e que alguém do Porto se queixou que não receberam do Atlético e que isso atrasou alguns pagamentos... Tripanic parece uma descrição com algum sentido :).

    Só posso concordar com a necessidade de afirmação pessoal dos visados pela crónica. Os tipos ainda foram arranjar um mais necessitado do que o JJ, o que até se entende, porque o Grande Timoneiro nem o Santa Clara conseguiu subir.

    O planeamento, ou a falta dele, passam incólumes na imprensa amiga. Ai se fosse o Benfica...

    Não deixa de ser curioso o facto do Porto só durar a primeira parte. Essa limpeza é uma explicação interessante.

    Os tipos começam a apontar ao Javi, não é bom sinal. A malta da APAF costuma ser sensível a este tipo de "scouting".

    Sobre o Fucile, é mesmo uma pena. Um rapaz tão bom e tão bom jogador. Espero que este lapso não traga nenhuma interrupção numa carreira dramaticamente brilhante.

    ResponderEliminar