terça-feira, 15 de novembro de 2011

A Paulo o que é de Paulo

O Paulo Bento estava maluco. Nunca o vi assim no Sporting. Gosto. Será sempre uma grande injustiça  não recordar que Paulo Bento pegou na Selecção com o apuramento quase perdido, dizimada pelos egos dos Queiroses, dos Laurentinos de merda que consomem este país, dos Amândios, dos Madaíles, dessa corja toda que nasceu debaixo de uma pedra. Antes de ele entrar o Madail foi a Madrid à procura do messias. Paulo Bento entrou e, sozinho, com o seu carácter, deu a volta a uma situação que todos, incluindo os jogadores, pareciam satisfeitos em dar por perdida. Não foi em fados. Teve sorte mas teve, sobretudo, tomates. Venham Bosingwas, venham Carvalhos, quando a História ditar a sua sentença, mas que ninguém esqueça que, entre todos os seleccionadores que apuraram uma equipa portuguesa para uma fase final de um Europeu, Paulo Bento foi o que teve a missão mais difícil.

*

O golo do Nani é uma coisa do outro mundo. E Portugal jogou, de facto, muito bem. Incrível é como quase se assistiu a mais outro fenómeno inexplicável. Os bósnios foram duas vezes à baliza e marcaram dois golos, um deles num penálti que não existe. Há sempre a tendência para ser picuinhas sobre isto ou aquilo – e este facilitou, e aquele não foi à bola, e tal. Não quer dizer que não seja verdade, mas o mais estranho deste jogo não foi Portugal ter marcado 6 golos, foi a Bósnia ter conseguido marcar dois.

*

Não vamos eliminar já Portugal na primeira fase do Europeu. Não sabendo quem nos vai cair em sorte, sei uma coisa: apesar de alguns pontos fracos evidentes (ter um Patricio, um João Pereira, um Postiga no onze não seria, em princípio, compatível com fazer uma equipa capaz de ir longe no Europeu), a Selecção tem alguns pontos muito fortes. Os centrais e os dois extremos são de primeiro nível mundial, e praticamente todos os jogadores estão na idade competitiva ideal. Numa fase final o que importa, sobretudo, é a capacidade de jogar em equipa, a eficácia e a forma física em que se chega.

Não me surprenderia que Paulo Bento conseguisse formar um espírito colectivo ao nível do que Scolari conseguiu.

*

Não estava à espera de uma resposta tão convicta por parte do público. Tinha a ideia de que as pessoas estavam numa fase de grande afastamento, também por causa do clima de depressão generalizada que se está a instalar em Portugal por causa da economia. Pelo contrário, senti uma faísca pela Selecção que me surpreendeu. Muito bom. Muito bom.

*

Não sei o que seria mais desrespeitoso para os bósnios: fazer o que se fez, sobretudo em relação ao hino, ou ser paternalista e adoptar uma atitude de superioridade.

Se eu assobiasse o hino da Inglaterra, por exemplo, e fosse jogar lá uma semana depois, ficaria ofendido se eles não me respondessem na mesma moeda. Seria quase como dizerem-me: «Coitado, é pobrezinho, é tolo, são um país de ignorantes que não sabem o que fazem. Não vamos assobiar o hino deles.»

Os bósnios, que têm um país novo e um justo orgulho em tê-lo, merecem ser tratados como gente civilizada, igual aos outros. Ao assobiarem o hino português em Zebenrendca fizeram uma escolha cívica. Em Portugal receberam o troco. Não é bonito (pessoalmente choca-me um bocado estas coisas), mas, a frio, não me parece nada injusto. Porque é que os devíamos tratar como retardados? Não o são. Sabem o que fazem. E se não sabiam acabaram de perceber que não podem fazer o que lhes apetece só porque têm um país recente.

3 comentários:

  1. Mérito do comportamento do PB na selecção, passei a detestá-lo mais do que quando treinava o Zbording. Confesso que o jogo de hoje, emocionalmente, me passou ao lado. Portugal será muita coisa, mas esta equipa da FPF não tem nada a ver com o que, em Portugal, me faz mexer.

    ResponderEliminar
  2. O Paulo Bento para mim pouco me diz.Este ao contrário do Mourinho desiste imediatamente de um jogador.O que é certo é que esta selecção cada vez me diz menos pois considero-a a selecção de P.Bento.E vir cantar de galo depois deste jogo não me caiu bem.O jogo valeu pelo 1º golo do Ronaldo e pelo golo incrível do Nani.Está um senhor jogador.

    ResponderEliminar
  3. Tenho que concordar com o Hugo quando ele diz que o publico está a aderir à selecção.Talvez a aversão que sinto pelo P.Bento me leve a rejeitar o todo,mas a filosofia "do erras e és castigado" enoja-me profundamente.

    ResponderEliminar