sábado, 17 de dezembro de 2011

O Porto elimina o City

Havia sorteios muito piores para o Porto do que o Manchester City.
O óbvio é que um Porto em défice vai enfrentar a melhor equipa inglesa do momento.

O que não é óbvio?

Antes de mais, nem é garantido que a melhor equipa inglesa deste momento seja a melhor equipa inglesa em Fevereiro nem é garantido que o Porto de Fevereiro esteja tão em baixo como o Porto actual – apesar do meu palpite ser que enquanto o City vai estar abaixo do que está o Porto mantém como está ou piora, porque não há nenhuma razão objectiva para ficar melhor. Mas nem sequer é por isso que o sorteio não foi tão mau como parece.

Para as equipas inglesas de primeira linha a Liga Europa, como bem disse Alex Ferguson, é «um castigo». O City vai respeitar o Porto – aliás, haveria poucos adversários que o City respeitasse mais que o Porto – o que o City não vai respeitar é a própria competição.
Em Inglaterra a Liga Europa é a competição própria dos Stoke City, Fulham, este ano até o Birmingham, da II Divisão, e outros. Vê-se, por exemplo, a atenção que lhe deu o Tottenham, que está a fazer um excelente campeonato, poderia facilmente estar nesta fase e a tratou com a mesma displicência que está guardada para a Taça da Liga.
O City (sobretudo em Fevereiro, em pleno Inverno inglês, no momento fulcral da decisão do título da Premier League) vai-se estar a marimbar para a Liga Europa. Não quer dizer que jogue só com suplentes, mas se o jogo da primeira mão lhe correr mal não me admirava nada que fosse isso o aconteceria na segunda.

Podem dizer-me que mesmo a segunda equipa do City é fortíssima. Não concordo. A primeira equipa do City é uma boa equipa, mas mesmo essa só o é, realmente, a nível interno, e jogar internamente ou na Europa não é a mesma coisa. Teoricamente, o Manchester City teria passado facilmente à fase seguinte da Champions. Na prática, uma equipa competitiva italiana e com rotinas europeias eliminou-o. O City andou dois anos a ganhar experiência interna, a adquirir rotinas para lutar pelo título, e só agora mostra capacidade para andar na luta, muito por culpa das más épocas de United e Chelsea. Na Europa, onde mais do que jogar bem é importante saber como jogar cada jogo, é uma equipa imatura – ao contrário do Porto.
A segunda equipa do City, sem ser banal, é uma equipa vulgar com dois ou três bons jogadores e sem ritmo nem sede competitiva. A do City e a de toda a gente.
A história do «aproveitar  as oportunidades» é lirismo. O futebolista é um animal de competição. Se pass a vida no banco é um animal voluntária ou involuntariamente domesticado.

Ao contrário do City, que está totalmente concentrado no campeonato, o Porto estará motivado para a eliminatória, e jogará com a melhor equipa. Os seus jogadores sentirão que têm a última oportunidade de brilhar na Europa – perder seria um autêntico desastre para o Porto. É uma eliminatória muito mais importante para portugueses que para ingleses, e o Porto, sabendo que tem a seguir Sporting ou Legia de Varsóvia, sente, legitimamente, que tem o caminho aberto para os quartos-de-final e, provavelmente, até às meias-finais, se eliminar o City, dados os adversários que restam. Não vai ser fácil ao Porto, futebolisticamente falando, defrontar o City, mas em termos motivacionais sim.



Aliás, um Porto normal chega à final desta Liga Europa. Resta saber a que nível de normalidade consegue levar o Porto o actual treinador.



Há ainda a considerar o factor campeonato. O Porto tem seis jornadas para jogar até acabar a eliminatória com o City. Se, por acaso, se cavar uma diferença de três ou quatro pontos para o Benfica até essa altura, é muito natural que o Porto passe a dar mais importância à Liga Europa do que a que eventualmente daria. E, passando esta eliminatória, a vitória na Liga passa a ser um cenário altamente concretizável, e capaz de fazer dispersar as atenções da equipa.



Seja como for, penso que o Porto vai passar a eliminatória com o Manchester City, e que provavelmente estaremos aqui, no fim da época, a falar sobre como foi importante, para o insucesso do Porto no campeonato, a eliminação da Champions League  e a carreira longa na Liga Europa.



Escusado será dizer que, na minha opinião, o Sporting não passa dos oitavos-de-final da Liga Europa deste ano.



Aliás, se eu tivesse de apostar, neste momento, seria assim:

Benfica – vitória no campeonato

Sporting – vitória na Taça de Portugal

Porto – vitória na Taça da Liga e meias-finais da Liga Europa (a Hipertaça Cândido de Oliveira, para mim, é um torneio de pré-época).

4 comentários:

  1. O raciocínio está certo, as probabilidades de acertar são grandes, mas não tenho a certeza se será um exercício em "wishful thinking" ou apenas intuição. Eu acredito sempre mais na intuição.

    O que está certo é que até Fevereiro muita água irá passar por debaixo das pontes (principalmente se chover), pelo que o melhor será esperar. Uma coisa é certa, as equipas assim como a sua motivação não serão iguais em Fevereiro.

    ResponderEliminar
  2. Está a menosprezar o City. O Manchester City perdeu a passagem para os oitavos no primeiro jogo, que foi em casa contra o Nápoles. Nessa fase a equipa não mostrava metade do entrosamento que tem agora e foi um jogo infeliz, pois os italianos empataram contra a maré do jogo. Outro facto é que o City tem neste momento a melhor segunda equipa do mundo, aliás é tão boa que o Mancini farta-se de rodar a equipa (excepto um elemento ou outro) e dá-se ao luxo de ter Nasri, Dzeko, Milner, etc no banco.

    É verdade que a prioridade do City é o campeonato, mas não será um jogo em casa contra o Blackburn poucos dias depois que fará com que o City se resguarde na 2ª mão, por exemplo. E não acredito que Mancini encare a Liga Europa como um castigo. Ferguson e o United estão habituados a ganhar títulos, já o City não tem ganho nada e muitos dos seus atletas são jogadores que tão pouco acostumados à Champions, daí que se manterão motivados mesmo jogando numa competição europeia inferior.

    Resumindo: passa o Manchester City. Até pode perder no Dragão mas na 2ª mão vira a eliminatória com uma goleada. Se isso será bom para o Benfica ser campeão, não sei. No fim de contas, prognósticos só no fim do campeonato.

    ResponderEliminar
  3. Pois, eu gostava de passar, mas falta um pormenor importante: o city que provavelmente é campeão este ano, para o ano vai querer atacar a Champions, e precisa de pontos para o coeficiente para evitar outro grupo da morte, portanto não sei até que ponto vão ou não menosprezar a liga Europa

    ResponderEliminar
  4. A minha previsao 'e que o Porto seja cilindrado pelo City e que seja campeao portugues. So nao sei 'e se em Fevereiro e Maio me vou lembrar que disse isto.

    Provavelmente nao.

    Luis

    ResponderEliminar