domingo, 29 de janeiro de 2012

O bramido do alce

Se eu não besuntar o cágado hoje, um dia depois de apostar (ficticiamente, mas ainda assim apostar) que o Porto perdia – não que empatava, mas que perdia – um jogo em que podia igualar (e bater, basicamente) um recorde de quarenta anos, nunca mais besunto.

Portanto aqui vai:

Eu não disse?



E se acham que disse por acaso, depois de tudo o que já escrevi este ano, esqueçam. É porque só começaram a vir cá há pouco tempo. Não digo mais nada, a não ser uma coisa: vão à procura de um único post em que eu dissesse que o Porto iria perder, como fiz ontem, mesmo nos piores momentos da época.

Agora a sério: só se eu fosse estúpido é que diria que, racionalmente, sabia que o Porto ia perder hoje. Mas as vibrações nunca foram tão fortes este ano como ontem. Sorte? Claro. Mas é só de sorte, com outras palavras (dinâmica, sobretudo) que tenho vindo a falar desde o Verão.

Quero, finalmente, recordar aqui as palavras imortais de Hannibal, dos Soldados da Fortuna: «Adoro quando um plano bate certo».



Quanto ao jogo em si, não vamos minimizar a importância histórica desta derrota do Porto. Nos últimos trinta anos do Porto esta é uma das derrotas mais traumáticas. Suficientemente traumática para, em conjunto com as decisões complicadas dos árbitros neste fim-de-semana, tornar impossível que o TOC tivesse outra reacção que não a proverbial «se os querem levar ao colo, levem».

Para os portistas, neste momento, é um desabafo que atenua uma mágoa profunda (porque esta doeu muito, mas mesmo muito...), mas o que o Vítor Pereira fez, precisamente no mesmo dia em que entra definitivamente para a história negativa do Porto, foi atirar a toalha.

Este choro, que se repete todos os anos em diferentes lados da barricada (nuns mais do que noutros), é tão ritual como o bramido de acasalamento dos alces na Columbia Britânica: quando os alces bramem, é porque estão para acasalar; quando alguém fala em colo, em Janeiro, é porque já se percebeu onde está o campeão.

Para o Porto está encontrada a desculpa: o Porto só não foi campeão porque foi roubado pelo Bruno Paixão em Barcelos. A versão oficial está, a partir da flash-interview do Vítor Pereira, escrita, quer se queira quer não. A realidade? Bom, a realidade está aqui.

Azuis, vermelhos ou verdes, este é o fado dos perdedores, património histórico do futebol português.



Para o Benfica, o cenário é claríssimo: tem quatro jornadas para ganhar o campeonato, com duas deslocações complicadas a Guimarães e a Coimbra.

Da mesma forma que a 12 de Janeiro escrevi que o Porto não ia ganhar os jogos todos até ao encontro da Luz, apesar de, logicamente, isso parecer fácil, também, escrevi isto: «Quanto ao Benfica, não acredito nas possibilidades do Setúbal. Vejo o Gil a apertar um bocado o Benfica na Luz (normalmente quando não se ganha a uma equipa na primeira volta na segunda também não é fácil, é porque há ali qualquer coisa que não encaixa), vejo o Feirense a marcar e a fazer sofrer, mas o Setúbal é bom freguês.»

E escrevi que o Benfica não chegará sem perder pontos até ao jogo da Luz.

Ninguém duvide que estamos perante o momento seminal do campeonato. É a altura de fazer escolhas, de mandar o Zenit bardamerda, de apostar tudo. Com duas vitórias em Guimarães e Coimbra, ou com um empate e uma vitória, o Porto fica praticamente obrigado a ganhar na Luz. E não vai ganhar. Não é com o Porto que o Benfica vai ter a sua derrota deste ano – que vai acontecer, note-se (eu apostaria em Alvalade).

Até uma derrota em Guimarães ou Coimbra, a partir de hoje, passa a estar almofadada. Mas só atrasaria o resultado final. O Porto entregou-se. O ponto final das suas pretensões ao título será colocado com a eliminatória da Liga Europa, frente ao Manchester City, que a partir de agora passa a ser determinante para o Porto. Continuo a achar que o Porto vai passar, e com isso e com a não-vitória na Luz vai, definitivamente, arrumar o campeonato na gaveta.

10 comentários:

  1. Concordo. O Benfica não pode é começar a pensar, como já é hábito entre os seus adeptos, que o campeonato já está ganho. Pelo contrário, tem de cerrar ainda mais os dentes. Porque não concordo que o Porto tenha atirado a toalha. Acreditar nisso é o erro mais grave que os Benfica pode cometer neste momento.

    Por outro lado, não acho que o Porto vá passar o City. Mas o Benfica passa o Zenith. Por isso tem de ganhar todos os jogos até então.

    ResponderEliminar
  2. O estado actual é o seguinte: ninguém atirou a toalha, mas ela está no chão.
    Está na hora do Benfica ganhar o campeonato. Se não facilitar em Fevereiro o Porto quebra mesmo.

    ResponderEliminar
  3. Concordo em absoluto. O Benfica tem de ganhar este campeonato agora, em Fevereiro. Não fosse pelo sistema, e eu não teria grandes dúvidas. No entanto, a entrevista do VP hoje, foi a admissão psicológica da derrota, quase o sentir do inevitável. Com este fim de semana, quando até a Liga tinha "persuadido" o Feirense a jogar naquele misto de estádio e praia artifical, o cálculo saiu-lhes todo errado!

    Que lo chupén...

    ResponderEliminar
  4. O Benfica tem aqui a sua oportunidade de ouro. Ser campeão e não só ... Ganhar 2 títulos em 3 anos também pode significar o inicio de uma nova hegemonia, assim saibamos trabalhar. Ou passamos a outro nível de afirmação europeia, ou vamos ficaremos cingidos a um imenso Lyon. Eu acho que temos capacidade de nos afirmar lá fora. Temos uma imensa mola humana que nos catapulta para outros voos. Não temos capital ao nível dos melhores mas, penso, temos capacidade de trabalho, de prospecção, de formação, de valorização, que nos podem fornecer as mais valias para, numa nova fase, começar a comprar um produto acabado. Como dizia o Bom Gigante: deixem-me sonhar.
    Deu-me um gozo do caracas que os andrades não igualassem o record do Benfica. Mais do que perderem o jogo.
    Um abraço,
    RS

    ResponderEliminar
  5. Queres, portanto, dizer que está na hora de ser Benfica, certo?
    E queres tu muito bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo. Aquilo que os nossos pais nos ensinaram sobre o que era o Benfica, o que significava ser do Benfica. A mensagem que agora passamos aos nossos filhos.
      Um abraço,
      RS

      Eliminar
  6. "Ou ficaremos cingidos a um imenso Lyon". Muito bem dito.

    De todos aqueles prognósticos, aquele que me parecia mais irreal era a derrota do Leiria, mas parece que até nessa o Hugo acertou!

    Se este fosse o Benfica de há dois anos, diria que já estava quaaaase no papo. Mas 5 pontos com este Benfica que vai desenrascando ainda é pouco. E se tivermos em conta que estamos a falar do Benfica, e que os pequenos quando jogam como Benfica se esfolam até ao tutano (como ontem), os 5 pontos ainda parecem menos.

    Enfim, foi um belo fim-de-semana. O momento mais triste foi quando vi os golos do Palermo-Novara. Cada vez que vejo um resumo do conjunto de Sicília vêm me lágrimas aos olhos.

    ResponderEliminar
  7. 'E bastante importante, moralmente, vencer o Zenit. Na mesma epoca em que o FCP foi humilhado por eles, nos vencemos. Seria uma mensagem forte.

    Quanto ao campeonato, 'e mesmo que ja venho dizendo ha semanas: so' faltam 13 vitorias.

    Luis

    ResponderEliminar
  8. Gostaria de deixar uma mensagem de felicitação ao Autor deste Blog, sou novo por estas ''Bandas'', e devo reconhecer que ando por aqui perdido à algumas Horas... Excelentes intervenções e Pontos de vista com os quais me Identifico Claramente...
    Parabéns, e continue a escrever (se me permite) com a razão perto do Coração e com o Coração na Boca... Abraço


    Ass. Scorpion

    ResponderEliminar